domingo, 23 de agosto de 2015

Primeira noite de Lusófono terá "Um Bico para Velhos Palhaços"

Primeira noite de Lusófono terá "Um Bico para Velhos Palhaços"
Por Alexandra Teodoro

A partir desta segunda-feira (24) Teresina vai respirar os ares do Festival de Teatro Lusófono, em diversos pontos da cidade. A 6ª Edição do evento traz interações sócio culturais que ampliam mais as fronteiras da lusofonia.

De acordo com a produção do Festluso, as apresentações vão acontecer na Praça Pedro II, no Theatro 4 de Setembro, Teatro Estação, Teatro do Boi e em Timon, no Maranhão. Na segunda, o Grupo Harém de Teatro inicia os trabalhos às 20h30, no palco do Theatro 4 de Setembro. Vai apresnetar a peça “Um bico para Velhos Palhaços”, do autor romeno Matéi Visniec.

É a história de três palhaços que se reencontram depois de percorrerem seus próprios mundos do riso e da felicidade. Numa sala de espera aguardam a hora para uma entrevista de emprego. Humor refinado e venal, picardias perversas e ironias de caprichos da inteligência da e à cena brasileira, colhidos da pedra base do riso romeno à expansão hareniana, será o mote da felicidade na abertura da cena lusófona no 4 de Setembro.

A encenação do Harém leva algumas assinaturas importantes para a história da dramaturgia local. A direção é de Arimatan Martins, em cena Fernando Freitas, Francisco de Castro e Francisco Pellé. Arrematando, tem na produção produção executiva, Soraya Guimarães. Sem esquecer da iluminação, feita por Assai Campelo e cenografia e adereços, Manu Andrade. Bid Lima assina o figurino, além de pesquisa e música incidental, por Zé Dantas. Daniel Hulk assina a trilha sonora e o grupo tem a consultoria de corpo e movimento, de Lenora Lobo. 
Na terça feira, 25, tem apresnetação no Teatro do Boi, às 18h30, com “Um punhado de terra”, montagem do Teatro Art’Imagem, de Porto, Portugal. Na agenda do Theatro 4 de Setembro, às 20h30, a peça “Os sapatos que deixei pelo caminho”, Teatro do Kaos, de Cubatão, São Paulo. No Teatro Estação (Miguel Rosa com Frei Serafim, antiga Estação Ferroviária RFFSA), às 23h, na Mostra HomoAfetiva, o espetáculo “Sobre Borboleta”, do Grupo de Teatro “Procópio Ferreira”, de Teresina, Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário