sexta-feira, 5 de novembro de 2010

FestLuso é lançado com café da manhã no Dia da Cultura

Representantes de grupos locais e gestores marcaram presença na solenidade.


Na manhã desta sexta-feira (5), a 3ª edição do Festival de Teatro Lusófono foi lançada e a sua programação completa divulgada para a imprensa. Representantes de grupos locais e gestores marcaram presença no evento que marcou as comemorações do Dia da Cultura em Teresina.



O coordenador do FestLuso 2010 Francisco Pellé conduziu o lançamento, falou sobre a mudança de data e detalhes na programação. Originalmente realizado em agosto, o festival foi deslocado para novembro por conta do período eleitoral. “Foi uma alteração necessária por conta da rigidez da lei eleitoral. Claro que é imprescindível que escolhamos nossos deputados, senadores e presidentes, mas é preciso aprender a separar o joio do trigo. Projetos culturais ou de qualquer outra natureza não podem parar por conta de eleições”, afirmou Pellé.


Também idealizador do festival, Pellé falou do interesse do Grupo Harém em liderar esse processo de intercâmbio continuado entre os países integrantes da comunidade lusófona. “Fomos muito questionados no começo por estarmos fazendo um festival tão grande em uma cidade completamente fora do eixo considerado de efervescência cultural. A nossa intenção é justamente essa, deslocar o eixo. Fazemos um trabalho estético e político”.



O presidente do Grupo Harém Airton Martins reforçou as palavras de Pellé e lembrou uma das maiores novidades dessa edição: a programação gratuita. “A cultura é um direito da população, por isso vamos trabalhar por essa democratização já no festival. A garantia de acesso gratuito aos espetáculos é um começo”, comentou Airton.



O II Encontro de Políticas de Intercâmbio na CPLP também foi um dos pontos explorados no lançamento. Pellé lembrou a importância do evento para o reconhecimento do Piauí como um grande pólo de referência dentro da comunidades lusófona.

O 3º Festluso, que tem patrocínio da Oi e apoio da Oi Futuro, Ministério da Cultura, Funarte e Siec, acontece de 15 a 21 de novembro com programação nos teatros 4 de Setembro, Estação e João Paulo II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário